Atividade com poema e pronomes


exercício-descomplica-é-bom-enemVamos desenvolver nesta prova algumas questões referentes ao estudo dos pronomes. Eles além de desempenharem um papel coesivo, atuam na concisão do texto fazendo com que ele não fique muito repetitivo. Através do uso dos pronomes pessoais do caso reto e também do caso oblíquo veremos questões ligadas ao domínio do sentido que, no caso dos alunos que farão o Enem,são importantíssimo.

Lista de exercícios

1 - Leia o Poema.

TRÊS IDADES

A vez primeira que te vi,

Era eu menino e tu menina.

Sorrias tanto... Havia em ti

Graça de instinto, airosa e fina.

Eras pequenas, eras franzina...

Quando te vi segunda vez,

Já eras moça, e com que encanto.

A adolescência em ti se fez!

Flor e botão... Sorrias tanto...

E o teu sorriso foi meu pranto...

Manuel Bandeira. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1993.

a) Quem é que fala no poema?

b) Retire do texto o pronome pessoal que se refere ao menino.

Esse pronome indica:

( ) a pessoa que fala (1ª pessoa).

( ) a pessoa com quem se fala (2ª pessoa)

( ) a pessoa de quem se fala ( 3ª pessoa)

2 – Copie os outros pronomes pessoais presentes no texto.

3 – Complete os espaços com a forma pronominal adequada, dos parênteses.

a) O diretor conversou _______________________________ todos. (com nós – conosco)

b) Irei jantar _________________ na próxima semana. (com você – consigo)

c) Entre ______________ e ela não há mais nada. (eu – mim)

d) Deixe ___________________ executar a programação. (eu – mim)

e) Trouxeram o disco para ____________? (eu – mim)

f) Repare que de ____________________ depende a solução do caso. (si – você)

4) Assinale o item em que houve erro no emprego do pronome de 1a pessoa, pois usou-se a forma oblíqua no lugar da reta:

A) Vieram até mim rapidamente
B) É cedo para mim dar a resposta
C) Para mim ele é o maior
D) Ela chegou antes de mim

Justifique sua resposta.

5 – Em todas as frases abaixo, a palavra em negrito é numeral, exceto em:

a) Ele só leu um livro este semestre.

b) Não é preciso mais que uma pessoa para fazer este serviço.

c) Ontem à tarde, um rapaz procurou por você?

d) Você quer uma ou mais caixas deste produto.

Justifique sua resposta.

6- Marque apenas as frases nominais.

a) Encantadora a menina.

b) O sol surgiu radiante.

c) Ninguém viu o acidente.

d) Que noites difíceis!

e) Maravilhoso o lugar.

7 – Transforme as frases verbais em nominais.

a) O dia está quente. O movimento é intenso. Homens, mulheres e crianças andam pelas calçadas. Os carros, nas ruas, buzinam.

b) A população comemora na praça: grande era a festa, o amarelo da camisa da seleção era o mesmo amarelo das bandeiras que se agitavam.

acesse aqui o descomplica invertida

Clique aqui e conheça o Descomplica


Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
Os comentários deste blog são moderados.
Só serão publicados os comentários que EU quiser
Não serão aceitos comentários que contenham links externos