Estudando a classe de palavras chamada interjeição


Pra quem perdeu o primeiro artigo que escrevi neste blog, aí vai um lembrete. É MUITO importante estudar a classe de palavras denominada interjeições.

Aproveite para fazer bons exercícios visitando o blog EXERCÍCIOS DE PORTUGUÊS.

Lembrem-se de que a interjeição é a palavra invariável que exprime emoções, sensações, estados de espírito:

Ah! - pode exprimir prazer, deslumbramento, decepção.
Psiu! - pode indicar que se está querendo atrair a atenção do interlocutor ou que se quer que ele faça silêncio.


Em alguns casos, há um conjunto de palavras que atua como uma interjeição; são as locuções interjectivas, como:

Valha-me Deus! ou Macacos me mordam!

Outras interjeições e locuções interjectivas podem ser expressão:

a) de alegria: oh!, ah!, oba!, viva!
b) de dor: ai!, ui!
c) de espanto, surpresa: oh!, ah!, ih!, opa!, caramba!, upa!, céus!, puxa!, chi!, gente!, hem?!, Meu Deus!, uai!
d) de chamamento: olá!, alo!, o!, oi!, psiu!, psit!, ó!
e) de medo: uh!? credo!, cruzes!, Jesus!, ai!
f) de desejo: tomara!, oxalá!, queira Deus!, quem me dera!
g) de pedido de silêncio: psiu!, caluda!, quieto!, bico fechado!
h) de estímulo: eia!, avante!, upa!, firme!, toca!
i)   de afugentamento: xô!, fora!, rua!, toca!, passa!, arreda!
j)   de alívio: ufa!, uf!, safa!
l)   de cansaço: ufa!

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
Os comentários deste blog são moderados.
Só serão publicados os comentários que EU quiser
Não serão aceitos comentários que contenham links externos